Conheça o Blender 2.8
Sua suíte de criação 3D livre!
*Créditos imagem: https://durian.blender.org/
A liberdade da criação 3D
O Blender é uma aplicação livre e aberta para criação 3D. Ele possuí ferramentas de:

Através de modelagem poligonal ou escultura digital.

Sistema de rigging completo, shapekeys, action editor, etc.

Simule fluídos, tecidos, fumaça, fogo, corpos rígidos e maleáveis

Renderização por GPU e CPU integrado nativamente

Node editor com recursos de pós produção em vídeo e imagem

Sistema nativo, totalmente integrado com o programa

Game engine integrada e boa interação com outras engines

Pintura de textura, edição de vídeo, mapemento UV, etc…
EEVEE
É o novo renderizador em tempo real baseado em física. Ele possuí recursos de reflexão, refração, volumetria, subsurface scattering(SSS), profundidade de campo, motion blur entre muito outros recursos! Em resumo o EEVEE chegou para acelerar o processo de produção, horas de renderização podem ser transformadas em segundos.
Fonte: https://www.blender.org/2-8/
Por onde começar?
No meu canal você confere um série de tutoriais totalmente gratuita para entrar no mundo da computação gráfica com o Blender 2.8.

APRENDA 3D DO ZERO
Na Udemy você pode ter acesso vitalício a um curso completo do Blender 2.8 com várias aulas exclusivas para os inscritos e também pode participar de um grupo do Whatsapp com os outros alunos.
Já são mais de 500 alunos inscritos!
Dúvidas?
Onde baixo o Blender 2.8?
Acesse a blender.org e bons estudos!
Quem desenvolve o Blender?
O Blender é um programa de código aberto, então é desenvolvido por várias pessoas ao redor do mundo. Porém seu principal mantenedor é a Blender Fundation situada em Amsterdã na Holanda, financiada por doações e por recursos vindos da Blender Cloud.
Pra que serve?
Suas ferramentas permitem a criação de comerciais, animações em 2D e 3D, anúncios publicitários, modelos para games, maquetes eletrônicas, elaboração de estandes para eventos, etc.
Ele é pra profissionais ou iniciantes?
Tanto faz, o Blender pode ser utilizado por qualquer pessoa.
É dificil aprender o Blender?
Isso depende do esforço, lidar com ambiente 3D é estranho no inicio, porque você tem que lidar com uma série de ferramentas para manipular objetos na largura, altura e profundide. E como isso lida com a percepção, o cérebro demora um tempo para compreender o que está acontecendo, mas não se preocupe, com treino essa barreira é passada tranquilamente.
Por que ele é considerado completo?
O Blender se propõe a ser completo para estúdios e profissionais. Além das ferramentas padrões de modelagem, ele tem sistema de escultura digital, simulações físicas, como de tecidos e fluídos, pintura de textura direto na viewport, renderizador por CPU e GPU e muitos outros recursos.
Ele é o melhor programa 3D?
Isso é ralativo, a concorrência nessa área é absurda. Existem várias empresas que desenvolve programas 3D, tal como 3ds Max, Maya, Cinema 4D, Modo entre outros. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O Blender pode deixar de ser livre?
Não, o Blender é livre e gratuito e sempre será. Sua licença não permite que ele seja comercializado.
Posso desenvolver games completos?
O programa tem um motor de jogo integrado, porém outras engines como a Unity estão anos luz a frente. O motor do Blender tem problemas de performance, é mais complicado portar para diferentes plataformas e falta vários recursos. O interessante é utilizar ele em conjunto com outras engines, muitos jogos indie hoje em dia são feitos com a dupla Blender + Unity 🙂
O que é Render
Em breveTipos de modelagem
Em breveGuia simulações
Em breveRealidade x 3d
Em breveConheça alguns filmes feitos no programa
Vários projetos já contribuiram com a evolução do programação
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